CinePsi



CinePsi - 12h - Quarta - 27 de outubro de 2010

Sonho Tcheco (2004)  
Dir: Vít Klusák e Filip Remunda
Duração: 90 minutos

Sinopse: "Até meados de 89 os tchecos viviam sobre o socialismo, em que tinham que durmir em filas para conseguir produtos como comida e de higiene pessoal fornecidos pelo governo. Jamais poderam escolher o que queriam comprar. Com a abertura comercial, muitos supermercados invadiram o país, e as familias, fazem programas como passar o domingo todo em supermercados.
O filme é um documentário produzido por dois estudantes da escola de cinema de Praga, para seu TCC(trabalho de conclusão de curso). 
Eles contratam uma das maiores agências de publicidade do mundo, e utilizam de toda tecnologia mais avançada para fazer pesquisas, testes e estudos sobre como persuadir ainda mais as pessoas através da publicidade.
No filme, você acompanha toda a criação do logo, jingle, comerciais de tv, banners, estratégia de marketing, teste e pesquisas, chamadas de rádio e todo veículo de comunicação possível.
Eles LOTAM a cidade de anúncios, nos metrôs, nos ônibus, nas paradas de ambos, em shoppings, em folhetos, em propagandas de TV e Radio.
E tudo isso para divulgar o Sonho Tcheco, um supermercado que é o sonho para todo cidadão tcheco, tudo seria perfeito se não fosse o fato de o hipermercado nÃo existir!Imaginem a reação das pessoas!  
O consumismo alienado e poder de manipulação da mídia são os temas centrais deste documentário manipulador. Em cinco anos, 125 hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor."