Mostra de Conhecimentos

A Mostra de Conhecimentos será um espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos dos estudantes de Comunicação Social e Psicologia. Aglutinará trabalhos escritos e audiovisuais, que serão divididos por eixos temáticos, buscando um conhecimento mais amplo sobre o que vem sendo produzido pelas (os) graduandas (os), oferecendo subsídios para a troca de informações entre os mesmos. A mostra de conhecimentos acontecerá no dia 26 de outubro, das 14h30min às 17h. Em cada sala serão apresentados no máximo 6 trabalhos e terá um mediador para organizar o tempo de cada apresentação e a discussão.

Bloco 1 – Apresentação dos trabalhos. Tempo máximo de apresentação: 15 minutos
Bloco 2 – Finalizada às apresentações, o público e também os estudantes que apresentaram
os trabalhos poderão fazer perguntas e/ou comentários acerca dos trabalhos e do assunto
do eixo.


Eixos temáticos 




  • Publicidade
  • Audiovisual
  • Cibercultura
  • Jornalismo
  • Relações Públicas
  • Comunicação, Cultura Popular e Movimentos Sociais
  • Psicologia e Saúde 
  • Psicologia Social
  • Psicologia e Educação
  • Políticas Públicas e Direitos Humano   


      Obs.: Os eixos foram ampliados para contemplar a grande diversidade de produções nas àreas de Psicologia e Comunicação Social. 



      Para ter acesso ao edital, clique aqui




      Edital 




      I – Apresentação/Justificativa

      A Mostra de Conhecimentos é um espaço da III Semana de Psicologia e da V Semana Democom destinado à apresentação das produções acadêmicas dos estudantes do curso de Comunicação Social e Psicologia. O objetivo é abrir oportunidade para a divulgação de trabalhos acadêmicos de graduandos e pós-graduandos em Comunicação Social e Psicologia, além dos movimentos cuja linha de atuação tenha relação o tema proposto.
      Este espaço tem a intenção de não somente divulgar os trabalhos já existentes, mas também de incentivar possíveis produções na área de Mídia e Subjetividade. Por isso aglutinará produções de integrantes dos movimentos sociais, organizações populares, rádios e Tv’s comunitárias.

      II – Objetivos

      • Divulgar a produção acadêmica; 
      • Incentivar novas pesquisas na área de Mídia e Subjetividade; 
      • Possibilitar a publicação das produções dos estudantes; 
      • Aproximar Movimentos Sociais e Academia.

      III – Local e data da realização do evento

      Local: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba
      Data: 26 de outubro de 2010

      IV – Comissão Organizadora e Comissão de Avaliação

      O Simpósio será conduzido pela Comissão Organizadora e Comissão de Avaliação, que deverão trabalhar em conjunto e harmonia, observando as normas contidas neste projeto. A Comissão Organizadora será composta pelos membros do Coletivo COMJunto/Enecos e do Coletivo Canto Geral/Psicologia.

      Esta comissão terá as seguintes atribuições:

      a. Cuidar de toda a organização necessária para a boa e perfeita conduta do evento;
      b. Divulgar as normas técnicas para a elaboração de trabalhos;
      c. Receber os trabalhos realizados pelos autores, bem como encaminha-los à Comissão de Avaliação;
      d. Estabelecer o cronograma de apresentação dos trabalhos aprovados pela Comissão de Avaliação;
      e. Estabelecer critérios de inscrição dos participantes;
      f. Efetuar as inscrições dos participantes, inclusive limitando o número máximo de inscrições;
      g. Emitir certificados para os participantes do evento;
      h. Estabelecer, em conjunto com a Comissão de Avaliação, a conduta e o tempo de duração das apresentações dos trabalhos;
      i. Tomar qualquer decisão julgada necessária.
      A Comissão de Avaliação será composta por 04 (cinco) professores lotados na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
      Esta comissão terá as seguintes atribuições:
      a. Avaliar os trabalhos realizados pelos autores, segundo os critérios estabelecidos anteriormente pela Comissão Organizadora;
      b. Escolher os trabalhos que serão apresentados durante a Mostra de Conhecimento;
      c. Estabelecer, em conjunto com a Comissão Organizadora, a conduta e o tempo de duração das apresentações dos trabalhos;
      d. Tomar qualquer decisão julgada necessária.

      V – Cronograma

      De 29 de setembro de 2010 a 18 de outubro de 2010
      Submissão de Trabalhos para a Mostra de Conhecimento. Via e-mail:
      De 18 de outubro a 23 de outubro de 2010
      Prazo para a avaliação dos trabalhos pela Comissão Avaliadora
      24 de outubro de 2010
      Divulgação dos trabalhos selecionados
      26 de outubro de 2010
      Realização do Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social

      VI – Normas gerais para elaboração e inscrição dos trabalhos

      a. Os trabalhos devem ser apresentados no formato de comunicação (oral);
      b. Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos na Mostra de Conhecimento;
      c. Os trabalhos deverão estar digitados em português e ser enviados somente pelo sistema on-line, e devem estar de acordo com as regras estabelecidas no modelo-padrão - descrito na página (4) - para serem apreciados pelos membros da Comissão de Avaliação. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou até mesmo na não apreciação do trabalho;
      d. O trabalho deve ser enviado para o email semanadecomunicacaoepsicologia@gmail.com
      VIII – Público alvo O evento será aberto à comunidade em geral, movimentos e organizações sociais, rádios e Tv’s comunitárias, principalmente, aqueles ligados a práticas e estudos em Mídia e Subjetividade e áreas afins.

      NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS PARA A MOSTRA DE CONHECIMENTOS

      I – Considerações gerais

      1.4 – O trabalho deverá ser em forma de artigo, e pode ser elaborado por um ou mais autores.
      1.4 - Estarão dispostos para apresentação os trabalhos inseridos nos seguintes eixos temáticos:
      Publicidade Audiovisual Cibercultura Jornalismo Relações Públicas Comunicação, Cultura Popular e Movimentos Sociais Psicologia e Saúde Psicologia Social Psicologia e Educação Políticas Públicas e Direitos Humanos
      1.3 Dentro de cada eixo, o participante deverá determinar também a qual modalidade pertence, de acordo com as seguintes: Resumo Artigo Relato de Extensão Relato de Pesquisa Vídeo
      1.4 – O trabalho deverá conter as seguintes informações
      título; nome completo do(s) autor(es); data da elaboração do trabalho.
      1.4 – Os trabalhos poderão tratar de qualquer tema relacionado à Mídia e suas intersecções com a Psicologia dentro dos eixos temáticos especificados.

      II – Apresentação
      2.1 – Os interessados poderão apresentar mais de um trabalho, todavia abordando temas diferentes;
      2.2 – Os trabalhos classificados serão apresentados e debatidos com os presentes, pelo(s) autor(es), na Mostra de Conhecimentos da V Semana pela Democratização da Comunicação e da III Semana de Psicologia, no dia 26 de outubro de 2010.

      III – Formato
      3.1-Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail: semanadecomunicacaoepsicologia@gmail.com, digitado no editor Word 1997/2003 ou versão superior, em A4 (21,0 x 29,7cm). O título do email deverá está em caixa alta contento o NOME DO TRABALHO- AUTOR-MOSTRA DE CONHECIMENTO;
      3.1.1. Regras para os Artigos:
      Deverão ser apresentados com letra tipo “Times New Roman”, tamanho 12, com a configuração de 1,5 espaço entre linhas, com margens inferior, superior e laterais de 2,5cm;
      O número de páginas não poderá exceder a 20 (vinte), incluindo notas e referências bibliográficas, conclusão e resumo;
      O trabalho deverá conter um resumo da matéria (com, no máximo, 15 linhas) e havendo bibliografia consultada, esta deverá ser referida segundo o padrão da ABNT;
      As citações poderão ter chamada por autor ou por número, segundo os padrões da ABNT;
      3.1.2. Regras para Resumos
      Máximo de 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman tamanho 10, justificado, sem entrada de parágrafo. Deve-se deixar uma linha de espaço antes das palavras-chave.

      IV – Avaliação

      4.1 – Os trabalhos serão avaliados e classificados por sua qualidade;
      4.2 – Deverá ser observada a redação e ortografia adequadas na elaboração dos trabalhos. Não serão permitidas substituições por outras versões;
      4.3 – A Comissão de Avaliação, formada por 05 (cinco) professores, distribuídos entre os eixos temáticos, fará a apreciação dos trabalhos independente do autor.

      V – Considerações finais
      5.1 – As opiniões emitidas pelo(s) autor(es) no trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) mesmo(s);
      5.2 – O(s) autor(es) será(ão) informado(s) sobre a aprovação dos trabalhos para apresentação na Mostra de Conhecimentos no dia 24 de outubro de 2010;
      5.3 – O prazo máximo para entrega dos trabalhos é dia 18 de outubro de 2010. Os trabalhos recebidos fora do prazo ou que não observarem o formato exigido nestas normas, não serão analisados. Será considerada a data de postagem.
      5.4 – O(s) autor(es) terá(ão) sua participação certificada na atividade.
      5.5- O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste edital.
      5.6- As decisões da Comissão de Avaliação são irrecorríveis.

      VI – Informações adicionais
      Informações adicionais poderão ser solicitadas à Comissão Organizadora, no seguinte endereço eletrônico: semanadecomunicacaoepsicologia@gmail.com