quarta-feira, 6 de outubro de 2010

De que ângulo você se vê?

A V Semana pela Democratização da Comunicação e a III Semana de Psicologia representam a consolidação de um plano de lutas de dois coletivos estudantis de forte atuação na Universidade Federal da Paraíba.
Nascido em 2008, o Coletivo COMjunto de Comunicadores Sociais carrega na sua história uma porção de realizações e nos braços as bandeiras pela Democratização da Comunicação, do Combate às Opressões e pela Qualidade de Formação do Comunicador. Ao lado da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, a Enecos, o Coletivo COMjunto acredita que a Comunicação reflete a ordem social vigente. Dessa forma, luta pela Democratização da Comunicação de modo consciente da necessidade de discutir e criar outro modelo de sociedade.
O Canto Geral de estudantes de Psicologia, por sua vez, é mais recente enquanto coletivo. Porém, faz parte de uma narrativa marcada pelo canto geral e pela dança das mentes dos estudantes de Psicologia em uma caminhada longa trilhada no Centro Acadêmico do Curso. Agora, seguindo um novo modelo de organização, o Canto Geral sente a necessidade de continuar construindo um espaço importante para discutir a produção dos sujeitos e a produção da loucura, que seja capaz de apontar novas possibilidades de atuação na Psicologia.
A partir do momento que o aprofundamento das discussões e a caminhada encontraram um lugar comum, as semanas se tornaram uma. Quando percebemos, para além da convergência de pautas estudantis, quão intrigante seria aproximar de vez os estudos e a militância sobre a estreita relação entre a Mídia e a Subjetividade. Trilhar juntos espaços fundamentais no nosso calendário de atuação é contribuir para romper as distâncias entre dois campos do conhecimento tão congruentes. É refletir sobre a abscissa que separa, na UFPB, os cursos de Comunicação Social e de Psicologia, e que, agora, pretende se tornar real com a separação aparentemente administrativa do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Pretendemos aglutinar estudantes, professores, servidores, profissionais, movimentos sociais, e toda a sociedade em torno da envolvente discussão sobre a Mídia e sua produção de Subjetividades. Propomos diversos ângulos de análise e sugerimos a reflexão: De que ângulo você se vê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário