domingo, 24 de outubro de 2010

Trabalhos selecionados para mostra de conhecimento

A Mostra de Conhecimentos acontecerá na tarde da terça-feira, dia 26 de outubro, a partir das 14h. Ao todo serão apresentados sete trabalhos divididos entre Registros fotográficos, Artigos e vídeos, na sala 402 do CCHLA. Os expositores terão 15 minutos para apresentar e depois participarão de um debate com os ouvintes e participantes da Mostra. A analisadora dos trabalhos será a Professora Ana Paula Campos, do Departamento de Comunicação e Turismo. A atividade é aberta e gratuita. Participe! 

Confira os trabalhos selecionados para a Mostra de Conhecimento da V Semana pela Democratização da Comunicação e III Semana de Psicologia. 

Autorretrato e a autoindicialidade: Estudo de Caso do Especial do Portal do Estadão para o Dia Mundial da Fotografia Emerson da Cunha de SOUSA

O presente artigo visa discutir os conceitos e ações em cima do auto-retrato fotográfico enquanto meio de produção e significação no campo fotográfico, tomando com objeto um especial produzido pelo portal do jornal O Estado de São Paulo com um mosaico de imagens amadoras feitas nessa modalidade, em função do Dia Mundial da Fotografia. À luz desse questionamento, está o pensamento do autor Philippe Dubois, no que concerne ao pensamento sobre a construção do auto-retrato não apenas na fotografia, mas como ele chega até ela, passando também pelo mito de Narciso, além da autoindicialidade referente. Tomamos também por contribuição as reflexões de Roland Barthes sobre a indicialidade fotográfica.


Cultura Cigana: Registros Fotográficos da Comunidade Cigana Calon do Município de Sousa - João Pedrosa Wanderley Neto

Nos dias 14 e 15 de Outubro o grupo de pesquisa que trata da “Formação Docente frente à Diversidade: a questão dos ciganos”, sob a orientação da professora do curso de Psicopedagogia, Janine Marta Coelho, organizou o I Seminário da Comunidade Cigana de Sousa. Durante os dois dias em que colaborei com o projeto, obtive registros fotográficos que retratam questões acerca da moradia, religiosidade, dança, música e da política interna da comunidade.

Produção de Identidade Nordestina em O Homem que Virou Suco - Virgínia de Oliveira Silva 
Este trabalho objetiva, à luz da contribuição teórica de alguns autores e de conceitos do campo da Comunicação, analisar a produção de identidade nordestina, em particular a paraibana, a partir de elementos apresentados no filme nacional de longa metragem O homem que virou suco (1981), dirigido por João Batista de Andrade.

Discurso jornalístico: quando texto e imagem não se complementamJoelma da Silva Oliveira 
Com o advento das novas tecnologias tornou-se lugar comum afirmar que a mídia colabora com o processo em que o cidadão passa a ser considerado um consumidor de produtos discursivos. O novo conceito de imagem a partir das novas tecnologias nos leva à reflexão sobre as representações fomentadas pela mídia, a exemplo do segmento criança e adolescente. Alguns desafios estão postos para estudo e aprofundamento tendo em vista a necessidade de mostrar os fatos através do uso exacerbado de imagens.



Mídia e violência: equipamentos sociais na construção do lado de lá Janaine Sibelle Aires e Maria José da Silva

Vários equipamentos sociais atuam na produção de subjetividades que naturalizam e naturalizaram a concepção de que pobreza e criminalidade são indissociáveis. A mídia é um deles. A construção do imaginário popular está inserida nas instituições que cercam a formação do ser humano.  Dentre essas instituições, iremos nos limitar, neste trabalho, à mídia local paraibana. Este artigo pretende analisar como a os meios de comunicação do estado trataram o assassinato do jovem Ramon, morador do bairro do Jardim Veneza. É necessário, portanto, tecermos alguns comentários que circundam este tema. Por isso, fazemos uma breve crítica acerca da construção do mito das classes perigosas, a formação dos espaços urbanos, focando o nascimento das periferias e, por fim, selecionamos quatro veículos comunicacionais que retrataram o caso do jovem assassinado.

Do Anonimato à Fama: uma análise dos perfis de pessoas que ficaram conhecidas através do Twitter - Emilayne Da Silva SOUTO; Katiana Ramos de AGUIAR; Mikaylson ROCHA; e Marina MAGALHÃES
“What’s happening?” Com esta pergunta o microblog Twitter vem conquistando o mundo e milhares de usuários. A partir dessa perspectiva da comunicação mediada pelo computador, o objetivo desse artigo é analisar a ascensão dos “famosos do Twitter”, ou seja, daquelas pessoas anônimas, sem vínculos com a grande mídia, que ficaram conhecidas e são reconhecidas através do microblog. Por meio da análise de três perfis selecionados, traçamos um panorama geral de como a interação multimídia em redes sociais na Internet pode provocar o fenômeno da fama e como os atores sociais aqui analisados mantêm esse status através de seus discursos.

Traça Palavras ( 20', 2010) - Vídeo - Direção Cybele Soares e Virgínia de Oliveira 
Traça Palavras aborda as diversas fases da literatura brasileira de forma lúdica e poética. O mundo real e o imaginário são interligados pela representação de trechos de obras famosas relacionadas tanto à escola literária quanto ao contexto real do pais, à epoca em que foram compostas. Sua principal finalidade é reafirmar o poder transformador da leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário